sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Eu vou plantar Ervas Aromáticas e viver no Minho



Ervas aromáticas e especiarias

Desde tempos remotos que as plantas aromáticas são conhecidas pelo homem e largamente utilizadas para fins diversos. Mas foi durante a idade média e dos descobrimentos que o mundo do conhecimento ocidental se alargou, quanto ao tipo e utilização destas plantas, em parte devido às novas espécies trazidas de terras longínquas, da América à Ásia.

O seu uso estende-se desde a área alimentar até à farmacêutica, sendo estas ervas utilizadas, quer no fabrico de infusões e conservação de alimentos, quer em medicamentos ou produtos de estética.

As plantas aromáticas, como o próprio nome indica, são plantas que emanam fragrâncias das suas folhas, caules, sementes, raízes, vagens ou flores, que podem ser mais ou menos intensas. O seu uso culinário está amplamente divulgado e com resultados excelentes.

As plantas aromáticas, utilizadas como condimentos, transformam o sabor dos alimentos de forma positiva, enriquecendo-o, intensificando-o ou amaciando-o e são capazes de tornar múltiplos pratos em verdadeiras iguarias culinárias. Podem ser comercializadas frescas ou secas, inteiras ou trituradas ou, mesmo, moídas como é o caso da maior parte das especiarias. Estas últimas são habitualmente raízes secas, bagas, cascas, vagens ou sementes de plantas aromáticas e provêm, na sua maioria de países do Oriente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola Ana Julia,
Parabenizo-a pelo site.. é simples e belo.
Gosto e cultivo algumas ervas aromáticas, mais tipicas do Brasil e gostaria de saber se voce vende sementes de ervas aroma´ticas dai.
Aguardoe agradeço seu retorno
Att
Adilson
dilsojf@terra.com.br